segunda-feira, 30 de maio de 2011

Gramado, que soube fazer do turismo sua maior fonte de riqueza

O Rotary Club Nova Imperador completou recentemente 20 anos de atividades e por conta disso promoveu um encontro dos seus membros em sua sede reunindo quase 80 pessoas que prestigiaram a abertura das comemorações. Recepcionadas pelo presidente do Rotary Imperador, Henrique Cordeiro Correia e seus companheiros, estiveram presentes ao evento os ex-governadores do distrito 4750 do Rotary Club, os empresários Silvio Ruiz Galvez e Dalton Carestiano, além do prefeito de Nova Friburgo Dermeval Barbosa Moreira Neto; o secretário municipal de Turismo José Motta, o rotariano Eugênio Amêndola, membros de outros Rotarys locais, representantes das principais instituições empresariais da cidade, instituições de ensino e profissionais diversos.
Na ocasião, foi realizado o seminário de turismo “O Brasil que dá certo”, com o exemplo vitorioso do município de Gramado, no Rio Grande do Sul, que tem características semelhantes a Nova Friburgo e obteve sustentabilidade com o turismo. 
— Essa é uma das marcar do Rotary Clube Nova Friburgo Imperador: trazer temas importantes para discussão com propostas que possam colaborar com a economia de nossa região — observou o presidente Henrique Cordeiro.
Ao basear o debate num exemplo de sucesso, Gramado, foram destacados a competência e o profissionalismo dos protagonistas do setor naquela cidade — apontada hoje como um dos mais procurados destinos turísticos do sul brasileiro. As inúmeras intervenções da plateia mostraram o acerto da escolha do debate e também a sua oportunidade, já que Nova Friburgo passa por um momento de reconstrução em todos os níveis, após a tragédia de janeiro passado.
Com a exibição do documentário “Natal Luz – 25 Anos”, desenvolvido em Gramado, os friburguenses puderam conferir a eficácia de um evento — quando bem trabalhado, produzido e organizado com o intuito de fortalecer um destino turístico, proporcionando grandes efeitos em sua economia. Observou-se que com o evento, Gramado beneficiou-se com mais investimentos no comércio, estimulando assim o emprego de qualidade e a distribuição de renda, já que é uma atividade econômica 100% exercida pelo homem.
Henrique Cordeiro anunciou ainda que a série de debates vai continuar e agora o próximo passo é trazer à Nova Friburgo as autoridades e os empresários, protagonistas do exemplo positivo de Gramado, para o prosseguimento desse fórum de discussões em busca de alternativas que possam alavancar a autoestima do povo e a reconstrução de Nova Friburgo, a partir da troca de experiências mais abrangentes e eficazes.
Na próxima terça-feira, 31, Gilvânia Garcia Machado, membro do Rotary Imperador, será a convidada do projeto “Minha história profissional em cinco minutos”, na reunião de companheirismo do clube de serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário