domingo, 1 de março de 2009

Região das Hortênsias

Região oferece mais do que o aconchego de uma lareira. a natureza é propícia à prática de esportes radicais e ao turismo contemplativo

A chamada Região das Hortênsias, na Serra Gaúcha (RS), consolidou-se como um dos destinos preferidos para quem procura aconchego no inverno rigoroso do Sul do País. Mas oferece muito mais que isso. Cidades como Gramado, Canela e Cambará do Sul destacam-se, também, por belezas naturais desenhadas por imensos vales, canyons e cachoeiras de paisagem deslumbrante. Tudo isso sob as altas temperaturas o verão gaúcho.

Em janeiro e fevereiro, desembarca-se em Porto Alegre (RS) – de onde se parte para a região serrana –, sob um sol de quase 40 graus. Um susto para quem chega do planalto brasileiro, onde o sol é escaldante praticamente o ano inteiro. É nessa época do ano, nas férias de verão, que turistas em busca de mais contato com a natureza e de um pouco de aventura invadem a Serra Gaúcha. Atividades como rapel, rafting (descidas de bote em corredeiras), tirolesa, trekking (trilha a pé), pêndulo e escalada fazem parte de vários roteiros disponíveis.

No Parque do Caracol, em Canela, a aventura pode começar com a subida de 927 degraus até a base da Cascata do Caracol, com queda livre de 131 metros. Com infraestrutura completa para receber o turista, o parque dispõe de diversas opções de lazer, como mirante e trilhas ecológicas. Nada radical, mas muito bucólico, é o passeio de Maria Fumaça. Em um trajeto formado por 600 metros de trilho, os visitantes passam por pontes e túneis até chegar a uma espécie de tribo indígena.

Outra opção também bastante procurada no verão em Canela é o passeio de teleférico. O passeio tem duração média de 20 minutos. Durante o percurso, o visitante tem a oportunidade de desembarcar em áreas de mirantes (e encher a memória da máquina fotográfica de belas imagens) e ainda tem acesso a uma vista privilegiada da Cascata do Caracol. O equipamento, composto por assentos de um e dois lugares, tem uma extensão total de 830 metros.

Gramado
Canela e Gramado são “grudadas”. Sete quilômetros é a distância que separa os dois municípios mais famosos da Serra Gaúcha. Na cidade dita mais europeia do Brasil, o turismo de aventura também tem seu espaço, especialmente no verão. Em Três Forquilhas, na divisa entre Canela e Gramado, uma trilha de 700 metros leva a uma cachoeira com queda de 22 metros. Os amantes de atividades esportivas como o rapel podem aventurar-se no paredão lateral de 45 metros de altura e depois deliciar-se no lago formado pela cachoeira.

Em Gramado, o verão pode ser especialmente saboroso e divertido para a família toda, assim como no inverno. O Mini Mundo, parque temático composto por réplicas de edifícios e monumentos conhecidos no mundo inteiro construídos numa escala de 1:24 (ou seja, 24 vezes menos que o tamanho real), encanta não só as crianças, mas os adultos também. São 134 construções, ao todo, passando pelo Aeroporto de Bariloche, da Argentina, até os prédios mais antigos, como o Castelo de Neuschwanstein, da Alemanha.

Uma das novidades em Gramado é o recém-inaugurado Gramadozoo. O parque zoológico reúne mais de 1,2 mil animais pertencentes exclusivamente à fauna brasileira. O que difere este da maioria dos zoos é que o visitante tem contato muito próximo com os animais. No lugar das grades e jaulas, vidros blindados e enormes viveiros reproduzem com fidelidade o habitat das espécies. O percurso é adaptado a pessoas com deficiência. Os deficientes visuais, por exemplo, podem tocar em alguns animais.

Outro passeio imperdível com a família é a ida ao Reino do Chocolate, o primeiro museu no mundo dedicado à história do chocolate, esta uma marca de Gramado. O parque temático tem cafeteria com vista para o Vale do Quilombo e chocolates para todos os gostos e bolsos. Ótimo lugar, inclusive, para dar cabo da encomendas de chocolate e dos presentes dos amigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário