sexta-feira, 7 de março de 2008

SERRAS GAÚCHAS

A região é formada por altas serras, e por estar localizada em uma zona temperada do Brasil, seu clima é frio. Durante o inverno, as temperaturas alcançam de 10°C a -7°C, e a ocorrência de neve é vista com regularidade. As nevascas já foram mais comuns no passado, nas partes mais elevadas da região.
A região das Serras é constituída pelas cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Antônio Prado, Nova Prata, Veranópolis e Flores da Cunha, dentre outras.

Regiões culturais
A região das Serras é dividida em três regiões culturais: a região gaúcha, a alemã e italiana.

Região gaúcha

Foi a única região das serras que não sofreu a influência dos imigrantes europeus. Aqui a cultura gaúcha permanece predominante, se assemelhando à região dos pampas. Em cidades como São Francisco de Paula e São José dos Ausentes, fábricas de couro e características gaúchas, como o hábito de tomar chimarrão, são marcantes, completadas pela paisagem, formada pelos cânions de Itaimbenzinho, Fortaleza e Malarca.

Região alemã

Paisagem pitoresca no Lago Negro.A região alemã, também chamada de Região das Hortênsias, engloba cidades como Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Guarda diversos aspectos da colonização alemã. Os primeiros grupos de imigrantes chegaram da Alemanha na primeira metade do século XIX, porém, a colonização efetiva aconteceu na década de 1850, parando nas encostas das serras. Os imigrantes que aqui chegaram, em sua imensa maioria, eram alemães, oriundos da Renânia (Hunsrück), da Pomerânia, Saxônia, Baviera, Prússia e Boêmia.
Pelo fato da maior parte dos imigrantes terem vindo do Hunsrück, o dialeto que prevaleceu foi o Hunsrückisch. Ainda hoje existem muitos falantes da língua alemã nas Serras, embora a maioria hoje em dia fale apenas o português. Além da influência no idioma, os descendentes de alemães preservam a arquitetura enxaimel nas cidades, além das festas e dos hábitos alimentares, com destaque para o café colonial.

Região italiana

Casa de pedra italiana em Caxias do Sul.A região italiana, também chamada de Pequena Itália, engloba cidades como Carlos Barbosa, Garibaldi, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha e Caxias do Sul. Começou a ser colonizada em 1875, quando ali chegaram os primeiros imigrantes italianos. Como os alemães colonizaram as terras baixas, os italianos tiveram que subir as serras e povoar as terras altas.
A cultura é praticamente a mesma do Vêneto, região de onde veio a maioria dos imigrantes. O dialeto falado por muitos é o talian, que tem sua origem no Norte da Itália. A produção de uva e vinho, trazida pelos imigrantes, se expandiu por toda a região, tornando-se a base da economia da região italiana do Rio Grande do Sul.

As Serras Gaúchas tornaram-se um pólo turístico, atraindo milhares de pessoas todos os anos. A maior parte dos turistas chegam no inverno, à procura do clima frio, raro de se encontrar no Brasil. Além do clima, a região possui belas paisagens, formadas por cânios, cascatas d'água e mata de araucária. Existem passeios diversos, como o Mini-Mundo e a Casa do Papai Noel. No final do ano, as cidades se iluminam para receber o Natal. Além disso, a gastronomia da região é muito rica, e a sua cultura européia herdada de imigrantes alemães e italianos recriaram um pedaço da Europa em terras brasileiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário